quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Celebração marca homenagem do Departamento de Odontologia Social ao Prof. Dr. Roberto Lyra

 Celebração católica realizada na manhã desta quarta-feira (13/dez) marcou a homenagem do Departamento de Odontologia Social do Centro de Ciências da Saúde da UFPB a um dos seus ilustres docentes falecido no início deste mês, o Prof. Dr. Roberto Lyra.
Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes participaram da celebração, que também contou com as presenças do Diretor do CCS, Prof. Dr. Reinaldo Nóbrega e da Chefe do Departamento de Odontologia Social, Profa. Dra. Patrícia Rabelo. Na ocasião uma mensagem de autoria de um dos maiores amigos e colega docente do Dr. Roberto Lyra, o Prof. Dr. Severino Celestino, emocionou os presentes.
 O Servidor técnico-administrativo Sr. Napoleão também homenageou o grande mestre Dr. Roberto Lyra lembrando sua trajetória de vida e seu valor profissional.
A família do Dr. Roberto Lyra esteve presente a celebração e agradeceu a homenagem ao querido ente.


Embora a solenidade tenha sido marcada pela saudade do grande colega, ela também serviu para homenagear a servidora Sra. Leozita, que se aposentou recentemente. Leozita foi saudada pelo Prof. Dr. Ricardo Duarte e por colegas funcionários, que destacaram seu valioso trabalho no apoio a formação em Odontologia.




segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Morre o Professor do Curso de Odontologia do CCS/UFPB Dr. Roberto Lyra


Na manhã desta segunda feira (03/dez) o Centro de Ciências da Saúde - CCS, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, foi tomado de sobressalto com a triste notícia do falecimento de um dos grandes nomes da Odontologia Paraibana, Dr. Roberto Lyra. O falecimento ocorreu em São Paulo, onde o Professor estava interno numa unidade de terapia intensiva.

Os colegas e amigos do CCS/UFPB aguardam a chegada do corpo ainda nesta segunda-feira para prestarem as últimas homenagens ao estimado companheiro de docência.

Abaixo segue uma descrição do ecletismo que marcou a história de vida do Dr. Roberto Lyra publicada em 12 de julho de 2006, no site iparaiba.com.br, quando divulgou a participação do professor na 4ª Mostra de Música Popular da Paraíba:


"Roberto Lira de Brito nasceu em João Pessoa, Paraíba, É dentista, professor universitário, caricaturista e músico. Como músico toca gaita desde menino. Espelhando-se na mãe e no irmão mais velho adotou o pequeno instrumento – de quatro furos e oito tons – como uma maneira de se relacionar com a música. Depois, veio à troca do realejo pelo baixo. Junto com Zé Ramalho, e outros amigos, nos anos 60, integraram o grupo “Os demônios”. A gaita ficou esquecida até os tempos de acadêmico de Odontologia. Estimulado por um colega que tocava violão, tornou a beijar a gaita que tanto o realizava. Depois, veio outro afastamento do instrumento provocado pela pós-graduação, em São Paulo. Só se permitia Odontologia com muito estudo.
De volta a João Pessoa, nos anos 80, conheceu Maropo, músico e então dono do bar “O Boiadeiro”. Estimulado pelo fenomenal flautista, dedicou-se com afinco ao estudo da gaita de boca. Daí em diante teve a chance de tocar com grandes nomes da música paraibana de repercussão nacional, como Sivuca e Raphael Rabello. Conheceu Washington Espínola e gravaram o CD Afinidades, que ainda provoca bons comentários".


Na Odontologia Dr. Roberto Lyra foi um dedicado docente, que contribuiu efetivamente para a formação profissional nesta área.

Descanse em Paz, Dr. Roberto Lyra ! S A U D A D E S !!!