quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PROFESSORES DO CCS/UFPB PARTICIPAM DA CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA REALIZADA PELA ADUFPB

A Associação dos Docentes da UFPB - ADUFPB realizou na última terça-feira, 20, confraternização natalina para seus associados. Vários professores do CCS participaram, inclusive a sua Diretora Profa. Dra. Margareth Diniz. Na ocasião os presentes se divertiram e puderam partilhar votos de boas festas.





terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Câmara de Uiraúna homenageia Doutor João Euclides

Câmara homenageia Doutor João Euclides
PDF | Imprimir | E-mail
FÁBIO BARBOSA: Ter, 20 de Dezembro de 2011 12:59

joao-euclides100Os vereadores de Uiraúna aprovaram por unanimidade uma Moção de Aplauso ao casal João Euclides Fernandes Braga e Maria Ivonete Fernandes (Neide de Clidinho). Pelo legado que deu a nossa cidade através de seu filho, o Doutor e Professor de Psiquiatria da UFPB, João Euclides.

A vereadora destaca as conquistas do conterrâneo, através de Títulos e Prêmios conseguidos ao logo de sua carreira. Apesar de jovem, ele tem conseguido chegar longe pela sua excepcional capacidade intelectual. Recentemente recebeu Título de Cidadão Pessoense.

Quem é ele: Enfermeiro. Professor do Centro de Ciências da Saúde da UFPB. Doutor em Farmacologia. Mestre em Enfermagem de Saúde Pública

Acesse aqui o blog de João Euclides

Moção:

joao-euclides-aprovacao


joao-euclides-aprovacao2

domingo, 18 de dezembro de 2011

Dr. Carlos Bezerra de Lima lança mais uma obra literária

Em encontro recente com o Professor Universitário Dr. Carlos Bezerra de Lima tive acesso a sua mais nova obra literária. Trata-se do livro "Histórias de um Enfermeiro - sonhos, sedução, razão e emoções". A publicação foi lançada na cidade de Patos/PB e brevemente terá seu lançamento na Capital.
O Prof. Dr. Carlos Bezerra é professor aposentado do curso de enfermagem da UFPB. Atualmente é Coordenador do curso de graduação em enfermagem da Faculdade Integrada de Patos/FIP.


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Professores do CCS da UFPB realizam projeto de extensão sobre orientação sexual nas escolas de João Pessoa


Professoras do Departamento de Fisiologia e Patologia, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UFPB, realizaram durante o ano de 2011 um importante Projeto de Extensão que consistiu da realização de estratégias para orientação sexual de alunos de escolas privadas e públicas do município de João Pessoa/PB, na perspectiva de despertar uma consciência como ferramenta para prevenção em saúde.

O Projeto foi coordenado pela Profa. Dra. Liana Clébia Soares Lima de Morais, e teve a participação de docentes da UFPB e estudantes dos cursos de psicologia e enfermagem da Instituição e colaboradores externos, ligados às escolas parceiras do Projeto.

O projeto foi desenvolvido nas seguintes escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Tambaú e Século Colégio e Curso. Integraram a equipe vinculados à UFPB os seguintes docentes: Dra. Caliandra Maria Bezerra Luna Lima, Dra. Fernanda Burle de Aguiar, Dra.Rachel Linka Beniz Gouveia, Dra. Rita de Cássia da Silveira e Sá e a Dra. Temilce Simões de Assis. Cerca de 10 alunos integraram a equipe executora da proposta educativa e professoras das escolas que aderiram à proposta.

As estratégias educativas constaram de palestras sobre sexo, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e aspectos relacionados, confecção de material educativo, desenvolvimento de peças teatrais.

Para os alunos de graduação dos cursos envolvidos o projeto possibilitou uma vivência comunitária, articulada ao desenvolvimento de pesquisa e integração acadêmica.

A equipe pretende dar sequência ao projeto em 2012, ampliando a participação das escolas e dos voluntários.

Parabéns pela iniciativa!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Curso de Fonoaudiologia da UFPB realizará evento em comemoração aos 30 anos da Fonoaudiologia

O Curso de Fonoaudiologia, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UFPB, realizará no próximo dia 15 (quinta-feira) evento comemorativo aos 30 anos de regulamentação da profissão de Fonoaudiólogo. Serão realizadas oficinas e mesa redonda debatendo temas relacionados a atenção fonoaudiológica. As inscrições estão sendo realizadas na Coordenação do Curso na UFPB. Confira a programação do evento:




Horário: 09h – 11:30h
OFICINA:
A GENÉTICA DA SURDEZ
•GENÉTICA BÁSICA,
•GENÉTICA DA SURDEZ,
•EPIDEMIOLOGIA GENÉTICA.
Profª Drª. Silvana Santos-UEPB
Profª Ms. Roberta Marques-UEPB
Prof. Uirá Souto Melo (Mestrando da USP de São Paulo)
Colaboradores:
Edmo Santos Almeida
Josicleide Calixto



Horário: 13h – 16h
OFICINA:
ESCRITA CIENTÍFICA
Profº Dr. Hilton Justino - UFPE
Mestre em Morfologia
Doutor em Nutrição
Investimento:
até o dia 10/12 R$ 10,00 estudante
20,00 profissional
após o dia 10/12 R$ 15,00 estudante
25,00 profissional
Inscrições:
oinscricoes@gmail.com
Fones: 88291797 (Jussara)
96129126/88975310 (Denise)
Alunos do 5º período.



Horário: 16h – 17:30h
MESA REDONDA
FONOAUDIOLOGIA: 30 ANOS DE AVANÇOS E CONQUISTAS
Prof. Dr. Hilton Justino –UFPE
Prof. Ms. Leonardo Lopes – UFPB
Prof.ª Drª Luciana Pimentel - UFPB
Prof. Ms. Giorvan Ânderson - UFPB
Apoio:
DATA: 15 de dezembro
Local: Auditório do Complexo de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Inscrições gratúitas na coordenação do curso