quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Professores do CCS da UFPB realizam projeto de extensão sobre orientação sexual nas escolas de João Pessoa


Professoras do Departamento de Fisiologia e Patologia, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UFPB, realizaram durante o ano de 2011 um importante Projeto de Extensão que consistiu da realização de estratégias para orientação sexual de alunos de escolas privadas e públicas do município de João Pessoa/PB, na perspectiva de despertar uma consciência como ferramenta para prevenção em saúde.

O Projeto foi coordenado pela Profa. Dra. Liana Clébia Soares Lima de Morais, e teve a participação de docentes da UFPB e estudantes dos cursos de psicologia e enfermagem da Instituição e colaboradores externos, ligados às escolas parceiras do Projeto.

O projeto foi desenvolvido nas seguintes escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Tambaú e Século Colégio e Curso. Integraram a equipe vinculados à UFPB os seguintes docentes: Dra. Caliandra Maria Bezerra Luna Lima, Dra. Fernanda Burle de Aguiar, Dra.Rachel Linka Beniz Gouveia, Dra. Rita de Cássia da Silveira e Sá e a Dra. Temilce Simões de Assis. Cerca de 10 alunos integraram a equipe executora da proposta educativa e professoras das escolas que aderiram à proposta.

As estratégias educativas constaram de palestras sobre sexo, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e aspectos relacionados, confecção de material educativo, desenvolvimento de peças teatrais.

Para os alunos de graduação dos cursos envolvidos o projeto possibilitou uma vivência comunitária, articulada ao desenvolvimento de pesquisa e integração acadêmica.

A equipe pretende dar sequência ao projeto em 2012, ampliando a participação das escolas e dos voluntários.

Parabéns pela iniciativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário